A Minha Experiência com Jogos Vorazes – Suzanne Collins

O primeiro livro que eu li em 2012, como eu já falei por aqui, foi justamente Jogos Vorazes, o primeiro livro da trilogia que leva o mesmo nome. Porém, após ter lido os três livros, acho difícil fazer uma resenha para cada um deles, por isso vou falar do que eu achei sobre os três de uma vez só.

É difícil para mim dizer se eu gostei dos livros ou não. Meus sentimentos em relação a série são conflitantes. Tenho amigas que amaram, querem ler novamente para pegar os detalhes… e eu já posso dizer que, no momento, não consigo me ver relendo esses livros .Um filme vai ser lançado em março, o trailer já saiu, e eu não sei se vou conseguir assistir depois da minha reação quando terminei de ler.

Aliás, a sensação que tive foi “Ufa! Acabou, consegui terminar de ler”. Mas aí é que a coisa complica: esse sentimento não é porque Jogos Vorazes é uma série ruim, muito pelo contrário, foi uma das melhores que eu li nos últimos tempos em termos de personagens bem construídos, história envolvente, muita ação e antecipação. Suzanne Collins te mantém na beira da cadeira o tempo todo, esperando para ver da onde vem o próximo golpe. E talvez seja por isso que eu não caí de amores pela série. Simplesmente, não é meu estilo de livro. Fiquei angustiada depois de ler. Sério, tinha hora que eu me pegava com os olhos cheios de lágrimas por lembrar de algum personagem ou algum fato que aconteceu em um dos livros.

Esses livros eu recomendaria para quem gosta de livros de ação, de discussões sobre o poder da TV para controle das massas, sobre como algumas pessoas podem ser totalmente alienadas se recebem do governo o seu “pão e circo” (lembra das aulas de história?). Se você ler ou se já leu, tente adivinhar em que momento do futuro a história acontece.

Um bom conselho para quem vai ler (acho que já dei esse conselho por aqui, mas…): não se apegue a personagem nenhum, a autora não poupa ninguém. Também, se você for uma manteiga derretida como eu, não leia em público, ou você vai ter que explicar para outras pessoas porque está chorando.

É uma série que levanta muitas perguntas mas que não te dá muitas respostas, o que sinceramente não me agrada muito. Muitos personagens secundários você simplesmente precisa presumir o que aconteceu a eles, o que também não gosto muito. E existem algumas cenas que são desnecessárias. Mas, olhando a série como um todo, acho que vale a pena ler. Pelo menos, para mim valeu a pena. Mas, como eu disse, não sei se leria de novo.

1 comentário

Arquivado em Acabei de Ler

Uma resposta para “A Minha Experiência com Jogos Vorazes – Suzanne Collins

  1. Nivia

    Sinceramente, me surpreendi com seu comentário, Mari. Mas me fez entender melhor porque você tava protelando pra ler o último livro.
    De verdade, eu amei os livros e não tenho coragem de ler de novo. Pelo menos por enquanto. Porque agonia mesmo, é intenso… impossível ficar indiferente lendo, capaz de ficar na mesma ansiedade mesmo sabendo tudo o que acontece depois! rs
    Tudo que mexe com a gente vale a pena por algum motivo. Nem que seja para você concluir que aquele não é o tipo de livro que você gosta.

    Sabe o que suas impressões me lembraram? Graciliano Ramos. Eu sei que os livros dele são bons, os personagens e tudo o mais… mas eram justo as características mais marcantes que me deixavam insatisfeita, porque sentia que os personagens não tinham vontade de viver, tudo aquilo me entediava porque acho que as pessoas podem ser mais profundas ou interessantes do que aquilo mesmo sofrendo e tendo vidas horrendas. Sendo que esse era o mote dos três livros dele que li, era o encanto. Ou seja, nem tudo é que uma boa leitura e traz reflexão nos causa sentimentos bons. Nem boas recordações. Acontece!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s