Filmes Animados Infantis Para Adultos

Uma das minhas manias é assistir filmes animados. Adoro animações e sempre que vai lançar um filme novo acabo me programando para ir assistir. E aproveitando o gancho do post sobre os livros infantis que são ótimos para adultos, resolvi juntar no mesmo post os desenhos animados que são bem adultos.

Os filmes animados mudaram muito desde que eu era pequena: se antes eram feitos quase que a mão, quadro por quadro, hoje as animações feitas pelo computador deram uma nova cara aos personagens, além de outras dimensões, sombras mais definidas… Hoje, as animações parecem muito mais reais do que propriamente desenhos animados.Existem alguns que até mesmo ganharam sequencias e viraram séries. Um dos pioneiros foi “A Era do Gelo”, que ganhou mais dois filmes (e já tem planejada uma quarta sequencia).

A história de Manfred, o mamute ranzinza, Diego, o tigre dente-de-sabre que tenta provar o tempo todo que é mau (mas que no fundo não tem nada disso) e da preguiça Sid, um personagem que só pode ser definido como sem-noção, e de como esse improvável trio tenta devolver um bebê humano para a sua tribo, conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo.

Porém, há também um esquilo chamado Scrat (eu nem sabia que ele tinha nome, falando nisso) e sua incansável perseguição de uma noz. O tanto que a gente torce por esse esquilo e que acaba frustrado quando ele, mais uma vez, não consegue pegar a bendita, não tá escrito no gibi.

E falando em animações que parecem serem feitas para adultos, não tem como não mencionar o ogro mais famoso do mundo: Shrek, que também não parou no primeiro. Esse conto de fadas ao contrário acaba, no meio das suas piadas, trazendo até algumas velhas e boas morais da história.

Fora que é muito engraçado ver como eles retrataram os personagens de conto de fada. O que são os três ratos cegos? E o Gato de Botas?

Aliás, acho que vale a pena assistir o filme legendado com o áudio original, para ouvir as vozes do Eddie Murphy e do Antonio Banderas como o Burro e o Gato de Botas, respectivamente.

Não dá para chamar nenhum dos dois de filmes infantis, simplesmente: algumas das piadas ali só vão ser completamente entendidas por adultos, não dá para negar. Não que existam piadas impróprias para crianças, muito pelo contrário, mas elas estão bem camufladas… enfim, só assistindo e se divertindo muito para entender exatamente do que eu estou falando.
Up! Altas Aventuras, (que eu insisto em chamar de Nas Alturas), um dos filmes mais recentes da Pixar, é outro que merece ser mencionado nesse post. Afinal, a história do personagem principal, Carl, com o grande amor de sua vida, Ellie, é linda… e triste, de um jeito que deixa lágrimas nos seus olhos logo no começo do filme.
Fora que, com Russell, o escoteiro mirim que quer porque quer sua medalha por ajudar os idosos (e que sofre com o pai ausente) e Dug, o cachorro falante que mata de rir com suas trapalhadas, o filme tem um equilíbrio entre alguns assuntos mais sérios e outros mais leves.  O filme ainda toca no assunto da busca pelo sucesso e da extinção das espécies, com a ave enorme e colorida Kevin (que é fêmea, algo que Russell não sabia quando colocou o nome nela). Muito bom, vale a pena assistir.
Quais os filmes animados que vocês amam assistir? A minha lista ainda não acabou, logo logo posto por aqui alguns outros filmes que não dá pra deixar de ver.

1 comentário

Arquivado em Acabei de Assistir

Uma resposta para “Filmes Animados Infantis Para Adultos

  1. Lica

    UP sem sombra de duvidas é o melhor.
    Monstros SA. e Meu Malvado Favorito….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s