Maratona Literária – Conclusão

E aqui está, o post final da Maratona Literária. Eu até quis fazer alguns posts sobre o meu progresso durante a semana, mas a vida ficou corrida e acabei decidindo fazer um só, para finalizar.
garotaexemplar
Consegui terminar tanto Garota Exemplar quanto The Casual Vacancy nos três primeiros dias da Maratona. Garota Exemplar tem um final tão psicótico quanto eu imaginava, talvez até mais porque não sei se em meus mais loucos devaneios eu conseguiria imaginar algo tão fora da casinha como o fim desse livro. O que não quer dizer que o livro seja ruim, muito pelo contrário: a autora consegue convencer que aquele final é algo que poderia acontecer. E isso me assusta… Não vou discutir detalhes da história porque esse é um livro melhor apreciado sem spoilers, mas posso garantir que você vai se surpreender lendo. thecasualvacancy
The Casual Vacancy (Morte Súbita, na edição brasileira) eu acabei lendo muito mais rápido do que pensei que ia ler. Como é um livro com vários personagens e vários pontos de vista, achei que talvez teria que voltar um pouco para lembrar quem era quem. Para minha surpresa, não tive que fazer isso. As vidas de cada um dos personagens acabaram me vindo à memória com facilidade.
Acabei de ler no dia do aniversário da JK Rowling, e foi ótimo, porque o livro mostra os motivos pelos quais a autora é considerada uma das melhores da atualidade. Mesmo com vários personagens, ela desenvolve a vida e a história de cada um, de forma que, com alguns, você acaba querendo proteger de tudo e de todos, mesmo sabendo que algumas ações daquele personagem não são corretas, mas ela te explica o porquê daquela decisão. Você sente uma raiva profunda de outros personagens, ao ponto de se imaginar entrando na história para salvar esse ou aquele ou dar uma surra enorme em outros. Talvez seja esse um dos maiores trunfos da JK: você realmente se importa com os personagens que ela escreve e você quer saber qual o rumo que a história vai tomar.
Depois, passei para The Scorpio Races, da Maggie Stiefvater, um livro que eu comprei no Book Depository ano passado e que deixei na pilha, esperando o melhor momento para ler. Qual não foi minha surpresa ao abrir o livro e descobrir que o meu exemplar é autografado pela autora? O tempo todo ali e eu não sabia!thescorpioraces
Amei a história, é muito envolvente, os personagens principais são maravilhosos, a história é extremamente bem desenvolvida e as descrições fazem a ilha, os cavalos e a corrida ganharem uma vivacidade imensa. Quando você acaba de ler, é difícil imaginar que aquele lugar, aquelas pessoas realmente não existem… mesmo que o evento principal da história seja uma corrida entre pessoas montadas em cavalos que aparecem do oceano e comem carne vermelha, podendo (e frequentemente chegando a fazê-lo) matar as pessoas que os rodeiam.
abundanceofkatherines
O último livro da minha meta era An Abundance of Katherines, do John Green. Gostei da história também, mas acho que os outros livros do John Green são mais interessantes. Esse livro foi o que eu acabei mais rápido: comecei e terminei no mesmo dia. E agora posso dizer que já li todos os livros do John Green.
Fiquei feliz de ter cumprido a minha meta, deu para dar um gás legal nas minhas leituras, e finalmente acabar dois livros que eu tinha começado mas empacado. Achei a Maratona Literária um evento muito legal, onde deu para interagir bem com os outros leitores que como eu também estavam dedicados em alcançar suas metas. E é sempre bom conhecer gente nova que é apaixonado pelas mesmas coisas que a gente: livros!
Agora, volto ao The Cuckoo’s Calling (o livro que eu tô lendo no Kindle) e para O Projeto Rosie, que minha irmã me trouxe de São Paulo e que eu comecei a ler hoje e já soltei umas boas gargalhadas. Porque com Maratona ou sem Maratona, não dá para parar de ler, não é verdade? mari-transp

2 Comentários

Arquivado em Acabei de Ler

2 Respostas para “Maratona Literária – Conclusão

  1. =OOOOOOO O SEU THE SCORPIO RACES É AUTOGRAFADO!!!!!!!
    Pronto, fase surto já foi!
    Uau, Mari!!! Adorei suas escolhas e fico muito feliz que você gostou de The Scorpio Races!❤
    Beijocas!!!

  2. olá! adorei participar da maratona também. todos os leitores interagindo e postagens todos os dias. foi muito legal, mesmo. eu tenho meu morte súbita aqui autografado também! ganhei num sorteio no canal da tati feltrin. que sorte hein vc ter comprado um livro autografado sem saber! =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s