Top Ten Tuesday – Dez Livros Para se Ler no Halloween

Top Ten Tuesday é um meme criado pelo blog The Broke and the Bookish. O tema dessa semana é “Top Dez Livros Para se Ler no Halloween”. Bem, nós aqui no Brasil não temos essa tradição de Halloween, por isso decidi fazer uma listinha mais ou menos no tema terror e criaturas assustadoras… Por mais que nem todos os livros que estão nesse top ten sejam exatamente assustadores. toptentuesday

guerramundialzlivro21. Guerra Mundial Z – Max Brooks: Para mim, o melhor livro sobre zumbis, conta com vários relatos de sobreviventes da grande guerra mundial contra os zumbis. Apesar de às vezes ter muitos termos técnicos militares, os relatos mais pessoais, de gente comum, de gente envolvida na política, acabam transformando esse livro num dos mais interessantes que eu já li.

2. Newsflesh Trylogy – Mira Grant: Essa trilogia (Feed, Deadline e Blackout) conta a história de uma humanidade que já passou pelo apocalipse zumbi (o Rising) e hoje vive com a constante ameaça dos infectados. Os personagens principais são blogueiros que cobrem uma corrida presidencial nos EUA. Com tramas políticas e muita ação, esses livros são ótimos.

3. Eu Sou a Lenda – Richard Matheson: Esse livro é um clássico, e a história é diferente do filme com o Will Smith, mas lendo o livro, que foi publicado em 1954 e conta a história futurística de uma sociedade pós-guerra de 1970, dá para entender. Aliás, esse livro é apontado como sendo a inspiração de muitos filmes apocalípticos principalmente de zumbis, mas o livro mesmo conta a história de… vampiros. Só lendo para entender. O fim, falando nisso, dá uma explicação muito melhor para o título do que o do filme.

sanguequente4. Sangue Quente – Isaac Marion: Meu tipo favorito de zumbi não é esse cheio de sentimentos, mas esse livro conseguiu me ganhar, seja pelo “casal” principal, R e Julie (para fazer um paralelo com Romeu e Julieta), seja pelas explicações de como vive a humanidade e a solução da história.

5. Garota Exemplar – Gillian Flynn: Esse livro é assustador, e não conta com criatura sobrenatural nenhuma. O que assusta são as pessoas humanas mesmo. O livro dá reviravoltas na história do sumiço de Amy e de como seu marido, Nick, parece ser o grande culpado. Mas então… bem, não vou contar, mas é um livro que te consegue manter sua atenção até o último minuto.

6. Série Academia de Vampiros e seu spin-off, Laços de Sangue: Sem dúvida, um tema que combina com Haloween são os vampiros. E para sair um pouco do tradicional, que tal conhecer a sociedade que Richelle Mead cria, com direito a diferentes tipos de vampiros?

7. Noites Negras de Natal e Outras Histórias – Karen Alvares e Melissa de Sá: Apesar de ser um livro natalino, os contos são tão assustadores que também é uma ótima pedida para o Halloween.

8. A Corrida de Escorpião – Maggie Stiefvater: Porque um livro com um monte de cavalos sedentos de sangue tem que aparecer numa lista como essa, não?

Christine9. Christine – Stephen King: Acho que Stephen King é um dos maiores mestres na literatura de terror, mas devo confessar que esse foi o único livro dele que eu li. E sim, é o tipo de livro que é perfeito para o Halloween.

10. Rebecca – Daphne Du Maurier: Esse livro eu li para o meu curso de inglês, e teria até me esquecido dele se não tivesse assistido um filme baseado no livro há pouco tempo. Conta a história de Rebecca, a segunda esposa do Sr. de Winter, jovem e inexperiente, que vai morar na mansão que o marido morou com a primeira esposa. A governanta da casa, leal à primeira Sra. de Winter, começa a fazer com que Rebecca se sinta muito inferior, e mais do que isso, começa a fazê-la sentir como se a primeira esposa do marido ainda morasse na casa. Esse livro é tenso, e merece essa menção aqui só pelo meio como descreve certas situações fazendo com que a gente sinta medo pela Rebecca.

Até que não coloquei tantos livros de zumbi (yes! ponto pra mim!). Claro, quando a gente fala de zumbis, alguns dos contos mais horripilantes que eu já li, daqueles de me fazer ficar sem dormir, estão em antologias. Mas decidi colocar mais livros que já tem edição em português na lista.

mari-transp

2 Comentários

Arquivado em Acabei de Ler

2 Respostas para “Top Ten Tuesday – Dez Livros Para se Ler no Halloween

  1. Karen Alvares

    Muito amor nosso livro nas tuas indicações, Mari!❤
    Curti os livros que tu colocou! Preciso ler logo Eu sou a Lenda e Garota Exemplar… e o tempo?O_o

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s