A Saga das Séries de Livros que Mudam as Capas

Outro dia, no Twitter, elogiei a Editora Novo Conceito pela iniciativa de disponibilizar as jackets dos dois primeiros livros da série Estilhaça-me para quem quisesse pedir (pelo que eu vi, dá para pedir até o dia 06/06, então se você quiser, corre!). O que aconteceu com a série foi o que volta e meia acontece: foram lançados dois livros com um estilo de ilustração na capa, e, quando foram lançar o terceiro, mudaram completamente o estilo, inclusive relançando os dois primeiros para combinar. E aí, quem já estava acompanhando a série e havia comprado os dois primeiros com a capa anterior, ia ficar com eles diferentes na estante.

estilhaça-me
Sou meio crica com isso. Se estou comprando os livros de uma série, o mínimo que quero é que eles pareçam bonitinhos juntos na estante. Pode parecer estranho, mas quem é viciado em livros, sabe do que eu estou falando. Se a editora muda o estilo da capa no último livro, a coleção sofre. Sinceramente, acho um desrespeito.
Lembro que tive que correr para comprar o último Diário da Princesa, da Meg Cabot, que ainda faltava na minha coleção, porque eles estavam sendo reeditados com uma capa nova, mais clean e até bonitinha, mas… Para quem, como eu, já tinha os outros nove livros da série com o estilo anterior, ia ficar estranho. Pelo menos, nesse caso, a série já tinha acabado (quer dizer, quase – parece que a Meg anunciou que serão lançados mais dois livros da série que não estavam planejados desde o começo – yay yay) mas quando você não tem nem a opção de achar um volume com a mesma capa, fico triste.

capas_novas

As novas capas, agora padronizadas. Nada mais de fotos de casais.

Com os livros da Stephanie Perkins, vai acontecer algo assim: Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado foram lançados com um estilo de capa, e o último livro da série, Isla and the Happily Ever After, vai ser lançado com um estilo de capa totalmente novo, que não combina com o anterior. Fiquei brava, sinceramente. Tenho os dois livros, e se for para comprar o terceiro, só tenho a opção dessa nova capa? Vamos ver, aqui no Brasil eles foram publicados pela Novo Conceito também, quem sabe eles não disponibilizam as jackets? *começa a fazer puppy eyes desde já*

A capa nem era tão legal assim, mas mudar agora?

A capa anterior nem era tão legal assim, mas mudar agora?

Enfim, vou esperar para ver, mas acho que mais editoras poderiam tomar essa iniciativa. Sei que algumas pessoas não se incomodam, mas eu me incomodo e muito com isso. Sou apaixonada por livros, e gosto de admirá-los na minha estante. Se puder ter a série de livros combinando, com certeza, fico mais entusiasmada para comprá-los.mari-transp

Deixe um comentário

Arquivado em Acabei de Ler

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s