Porque eu não consigo gostar do Snape.

Não é novidade para ninguém que eu amo Harry Potter, certo? Já devo ter mencionado meu amor por essa série de livros um monte de vezes aqui no blog. Mas claro que, como boa fã que sou, nem sempre concordo com absolutamente tudo que a autora escreveu e um dos pontos que eu mais gosto de fingir que não aconteceu é justamente o fato do Harry ter chamado o filho dele de Alvo Severo Potter (que eu tô com os dedinhos coçando para escrever Albus Severus Potter, mas tudo bem). Principalmente por causa do Severo.

snape(leia mais)

15 Comentários

Arquivado em Acabei de Ler

15 Respostas para “Porque eu não consigo gostar do Snape.

  1. Tay

    Tive essa exata discussão semana passada e você conseguiu expressar meus argumentos melhor do que eu poderia haha. Acho muito injusto a maneira como as pessoas idolatram o Snape e esquecem de tudo o que ele fez para crianças de 11, 12 anos! O quanto um garoto tem que ser maltratado para que o que ele sente por um professor seja comparável ao que seu colega sente por um dementador? E também não acredito que o James (não consigo, sorry) seja esse vilão que alguns fãs pensam. Vimos uma cena específica de um garoto imaturo de 15 anos, da qual ele provavelmente se arrependeu depois. Ele tinha defeitos, claro, mas apesar de tudo, ele que era um puro-sangue de uma família rica e tradicional, escolheu lutar por seus amigos e pelo que era certo. Além disso, não acho que a Lily escolheria casar com uma pessoa cruel.
    Não odeio o Snape, não desejei sua morte. Concordo totalmente que explicar não é justificar. Sabemos tão pouco sobre a vida escolar deles que não podemos condenar ou absolver ninguém, mas os personagens nos falam que não era uma inimizade e bullying unilaterais. Fanfics à parte.
    P.S.: desculpa pelo comentário gigante, mas é sempre bom expressar opiniões sobre Harry Potter haha

    • Não precisa se desculpar pelo tamanho do comentário não, adoro receber comentários gigantes… e olha só o tamanho do post! Hahaha
      E sim, concordo com tudo que você disse no comentário (inclusive e especialmente com o James, que eu fiquei o post inteiro me policiando para chamar de Tiago… na minha cabeça o pai do Harry é o James Potter e ponto final) e fico feliz de saber que não sou a única a pensar assim. Também não odeio o Snape, e é um dos personagens mais bem escritos que eu já li. Mas chamar ele de herói esqueçendo todos os erros que ele cometeu e colocar o James como vilão da história pra mim é demais!
      Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz que tenha lido e gostado do post!

  2. Adorei o texto, Mari! Simplesmente explica tudo o que eu penso também! Não tem como, o Snape é um personagem fodão? Sim, ele é! Mas ele nunca foi santo! Então, me julguem sociedade, eu também não gosto dele! hahaha
    Bjos

    • Hahahaha não é verdade, Lu? Eu acho que é um direito gostar do Snape e até ser Snape/Lily shipper, mas não dá para ignorar que as atitudes que ele tomou e fazer dele um herói perfeito. Tem que entender o personagem como um todo. E não tem jeito, eu não gosto dele.
      Bjos

  3. Karol

    Concordo com cada vírgula e tenho opinião igual à sua. As pessoas distorcem a verdadeira história do Snape para endeusá-lo e é patético. Acho o máximo quando encontro fã do Snape que o ama apesar de tudo. Na mesma medida, detesto os fãs que esquecem todo o mal que ele fez e passam uma borracha por cima, como se não fosse nada demais ;/
    Não entendo a JK ter colocado o Harry para dizer que ele foi o homem mais corajoso que ele conheceu, pois eu vejo homens e mulheres muito mais corajosos e igualmente leais e justos na saga inteira, como a própria Lily, cuja atitude, ao meu ver, simboliza o amor em sua plenitude e em sua forma mais pura e sincera.
    Só a título de comentário, um dia desses um cara bem famoso de um canal bem famoso e para o qual o pessoal baba um ovo danado postou uma “biografia” do Snape, com aspas gigantes e em negrito (haha), distorcendo tuuuuuudo! O que eu fiz? Fui lá e confrontei cada vírgula de distorção. O que ele fez? Bloqueou meu cometário e foi chorar no twitter… Lindinho!😛

    • Então, eu sinceramente achava tão natural que as pessoas não gostassem do Snape… até ver muitas opiniões no fandom de gente que distorce a história inteira para justificar as ações dele e transformá-lo em herói.
      E sim, com exemplos como o Hagrid, o Harry achar que o Snape foi um dos homens mais corajosos que ele conheceu… Não dá para entender. Mesmo. Mas fico muito feliz de ver que não sou a única que pensa assim.

  4. Ótimo texto! Eu concordo plenamente com você em cada tópico acima. Os atos de Snape não podem ser justificados por mágoas no passado, muitas pessoas passam pelo o que ele passou e não se tornam monstros, ele se redimiu, sim se redimiu, porém, somente quando perdeu o que amava e porque ele participou e ajudou para que a morte dela acontecesse. A redenção dele foi por culpa e não por tentar ser uma pessoa melhor, diferente de Tiago. Os fins não justificam os meios e com toda certeza eu nunca daria para meu filho o nome de alguém que ajudou na morte dos meus pais.

    • É, não dá para entender colocar o nome do Snape no filho do Harry, porque mesmo com sua redenção, o Snape não exatamente se arrependeu do que fez, ele se arrependeu das consequências, e isso para mim não é suficiente para justificar toda a idolatria. É bom saber que mais gente concorda comigo.

  5. Jeniffer

    Finalmente alguém que entenda além do “always”!

    Snape é um dos personagens mais bem tramados e profundo que J.K fez mas pra mim ele não foi um todo herói como todos acham. Hehehe

    Snape ao meu ver foi o personagem que poderia ter mudado o rumo de tudo desde quando eram crianças quando interferiu relacionamento entre Lily/Petúnia (lembra-se que Snape pegou a carta que ela fez para Hogwarts? E foi ai que Pet odiou mortalmente a irmã), Snape foi ruim, obssessivo, e teve escolhas e ele sabia o que estava fazendo.

    Enfim, se for dissertar sobre tudo a respeito do personagem, levará hoooras e extensas páginas! Hahaha
    Mas resumindo tudo: Snape foi o ant-heroi que apenas foi redimido pelo amor(?) a Evans.

    Xoxo

    • É, as ações do Snape, por mais que tenham sido cruciais na vitória contra o Voldemort, foram para mim mais impulsionadas pela culpa que ele sentia do que por coragem. E ele fez várias escolhas conscientes que acabaram tendo consequências. Não dá para justificar, né?

      • Jeniffer

        E sobre o Harry ter dado o nome ao filho, só digo: J.K pecou nessa! Hahaha

        Meu, nos filmes o Snape foi endeusado como o grande culpado e coitado que sofreu a vida toda e blá blá blá. Os Marotos -principalmente James (br não dá x.x)- foram esquecidos totalmente e pior ainda, os grandes demônios!

        Hahahahahaha

        Snape era tão pior quanto!

  6. Bianca Purceno

    Acho que vou panfletar o que você escreveu, sério! Rsrs. Perfeito, vc escreveu tudo que eu penso. Acho engraçado que assim que o “always” foi escrito, todo o resto da história foi esquecido. O Snape passou a ser um herói e ponto.

    Sabe o que é mais engraçado? James passou a ser um vilão por “praticar bulling” no santo Snape. Agora, ninguém lembra de Remus Lupin dizendo que “Snape não perdia a oportunidade de azarar James e Sirius sempre que possível”.
    Ninguém lembra que James poderia enfrentar um inquérito no ministério por se transformar em animago clandestino para melhorar a vida de seu amigo lobisomem. Aliás, James descobriu a licantropia de Lupin logo de cara e nunca o que desrespeitou, pelo contrário.
    Ninguém lembra que antes de Lily, James se sacrificou por sua esposa e filho, indo lutar com Voldemort sem varinha.

    Snape foi corajoso e um dos maiores responsáveis pela queda de Voldemort. Mas ele não é esse santo que andam pintando desde o lançamento de relíquias da morte.

  7. Eu não endeuso o Snape, apesar de não ter lido os livros e não saber da história com tantos detalhes, posso perceber que ele é um imaturo por ter agido da forma que agiu após a vida adulta, como tratar os alunos daquela forma, principalmente o Harry, que não tinha feito nada.

    Quando eu falei sobre o Tiago no Ansiedade Monstra, eu quis dizer que gosto do fato da JK Rowling mostrar os lados bons e ruins dos personagens.

    Gostei do seu ponto de vista.🙂

    Beijos,

    Karina
    Ansiedade Monstra – http://www.ansiedademonstra.com.br

    • Ah, Karina, não quis de maneira alguma dizer que você endeusa o Snape, apesar de ter muita gente que faz isso no fandom, mas deu para entender pelo seu post que não era o seu caso.
      Só quis mesmo mostrar a minha opinião quanto ao Snape, e esse post é bem direcionado, tendo em vista as várias besteiras que já ouvi no fandom. Mas fico muito feliz que você tenha lido o meu post e que tenha entendido o meu ponto de vista também. Ainda mais por estar entrando no fandom agora. Harry Potter é tudo de bom e gera muitas discussões saudáveis (e outras nem tanto assim, mas, né, fandom é assim).
      Obrigada por ter parado por aqui para comentar e uma ótima leitura! Espero poder acompanhar suas opiniões conforme for lendo os livros!

Deixe uma resposta

