Acabei de Ler: Desde o Primeiro Instante – Mhairi McFarlane

Não sei como andam as leituras de vocês, mas de uns tempos pra cá, tenho achado muitos livros meio repetitivos, principalmente quando falamos sobre romance. Todos conhecem a chamada “receita de bolo”, que basicamente muda o nome dos personagens e do cenário, mas segue uma série de acontecimentos que todo mundo já sabe que vai acabar no felizes para sempre. Isso às vezes cansa e desanima a gente na hora de começar outro livro de romance. Com Desde o Primeiro Instante, porém, isso não acontece.

desde_o_primeiro_instante
Devo confessar que comprei o livro pela capa. Amei as cores fortes e os desenhos, com o título em destaque. Depois que ele chegou, até tinha outros livros para ler, mas não consegui sossegar até que comecei a ler esse. O livro é sob o ponto de vista de Rachel, que aos 30 anos toma uma grande decisão num impulso: acabar o noivado com Rhys, com quem já está junto há muito tempo.
O motivo para o rompimento? Eles não conseguiam concordar nem com que tipo de música deveria tocar no casamento. Essa é a gota d’agua para o relacionamento dos dois.
De volta ao time das solteiras, ela conta com a ajuda dos amigos para superar essa fase e quem sabe se animar para encontrar outra pessoa e começar tudo de novo. E até aí tudo bem. Porém, sua vida parece dar uma reviravolta quando ela descobre que Ben, seu melhor amigo da faculdade e com quem ela não conversa há anos, está de volta a Londres. Ben está lindo, educado, interessante e… casado. Claro.
A história vai e volta no tempo, mostrando os dias atuais da Rachel adulta, as coisas que acontecem no seu trabalho e como está a sua vida sozinha pela primeira vez em tanto tempo, e da Rachel na época da faculdade e sua história com o Ben. Sou meio chata e não gosto muito desse tipo de narrativa, mas funciona bem aqui, principalmente porque os flashbacks são como pequenos episódios e tem início, meio e fim.
A Rachel tá confusa sim, o fato de ela se encontrar solteira após tanto tempo sendo a metade de um casal acaba trazendo algumas dúvidas na cabeça dela. Mas isso não quer dizer que ela seja ingênua, ou que o interesse dela pelo Ben seja algo nascido do seu medo de ficar sozinha. Ela comete erros mas dá para entender o que se passa. Dá para se identificar com a personagem.
Ela não romanceia as coisas na cabeça dela, respeita que ele está casado e não fica esperando que o mundo mude. Gostei disso. Ela tenta fazer com que outras coisas aconteçam. Aliás, não espere declarações de amor épicas por aqui. Os personagens, principais ou coadjuvantes, são muito reais, e não personagens de contos de fadas. A leitura é fluída, de uma forma que fica fácil ler vários capítulos de uma vez só e nem sentir que o tempo passou.
É o tipo de livro que engloba a personagem em algo mais do que apenas a sua história romântica. Você também se envolve no que acontece no trabalho dela, ou então sobre a história dos amigos com os quais ela convive… Fora que algumas das colocações que ela faz a respeito da idade ou de seus relacionamentos é muito interessante.
Desde o Primeiro Instante é uma história de amor adulta que mostra como algumas decisões devem ser tomadas na hora certa, e como elas refletem no seu futuro. Confesso que até certo ponto não sabia com quem a personagem principal ia ficar… ou se ela acabaria a história com alguém. Fiquei com raiva de alguns personagens e com pena de outros, mas como as histórias paralelas foram muito bem desenvolvidas, na maioria das vezes o motivo não tinha nada a ver com a vida romântica de Rachel.
Uma crítica tem que ser feita aqui: Novo Conceito, vocês tem que revisar melhor seus livros. Em vários pontos Ben virava bem, ou Ken, ou pior ainda, virava Rhys. Isso é erro de quem digita rápido demais e que não devia passar pela revisão. Tem que melhorar isso aí.
Recomendo a leitura para quem cansou de ler livros que resumem a vida da personagem principal à sua vida amorosa. Se ela e Ben ficam juntos no final? Ah, não conto. Vale a pena ler o livro e descobrir. mari-transp

Deixe um comentário

Arquivado em Acabei de Ler

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s