Terças Whovians: Daleks

tercaswhovians2

Quem assiste Doctor Who já ouviu esse nome antes: Dalek. No Reino Unido, eles são tão conhecidos que mesmo quem não gosta de Doctor Who sabe o que eles são e já viu em algum lugar. Um símbolo da série tão lembrado como a TARDIS ou mesmo o próprio personagem principal, os Daleks são constantemente citados como o principal inimigo do Doctor.
O que eu sinceramente acho mais interessante nos Daleks é que a primeira vista eles parecem inofensivos. Seu design arredondadinho com um único “olho” lembra um pouco o R2D2 de Guerra nas Estrelas (foi essa a primeira reação que tive quando vi um Dalek pela primeira vez). Tem dois braços, um que parece um batedor de claras (e na verdade é uma arma) e outro que parece um desentupidor (e pode sugar toda a vida da pessoa). Aliás, eles parecem robôs… mas não são.
villain06
Originários do planeta Skaro, os Daleks são o resultado das alterações genéticas pelas quais os Kaleds passaram para serem mais fortes do que os Thals, com quem travavam uma guerra civil. Seus organismos foram fundidos a uma armadura de polycarbide e dalekanium, pelo cientista Davros. Aos poucos tantas modificações provocaram a loucura nos Daleks, de forma que eles são totalmente obcecados pelo poder, sem nenhum tipo de compaixão.

Eles tem uma voz bem mecânica e parecem só conseguir se manifestar gritando. Seu principal grito, “EX-TER-MI-NA-TE”, é tão clássico quanto os próprios Daleks. Foram responsáveis pelos maiores medos das crianças britânicas das décadas de 70 e 80, muito embora só tenham conseguido fazer algo simples como subir escadas (Daleks não tem pés) em um episódio do Sétimo Doctor.

Eles apareceram pela primeira vez no episódio “The Daleks” e foram criados principalmente porque os produtores de Doctor Who na época queriam um tipo de vilão que não parecesse simplesmente um homem numa fantasia de borracha (acreditem em mim, assistindo os episódios da série clássica, isso faz todo o sentido do mundo).
villain03
Sua volta com o reboot de 2005 da série se deu com o episódio “Dalek” e foi um dos episódios mais aguardados pelos fãs de carteirinha. Aliás, esse é um dos melhores episódios da série. Os Daleks foram reinseridos em Doctor Who da melhor maneira possível. Foram eles que lutaram a Guerra do Tempo contra os Senhores do Tempo, guerra esta responsável pelo desaparecimento de todo o povo do Doctor, o que faz com que ele seja o último de sua espécie (sim, eu sei, o especial de 50 anos blá blá blá – quem quiser pode assistir e ver o que acontece).

Acho que o fato de que os Daleks parecem estranhos e até mesmo engraçados, mas serem na verdade criaturas sem qualquer tipo de emoção e completamente focadas em ganhar cada vez mais poder por se acharem superiores ao resto do universo é o que faz que eles sejam o vilão perfeito de Doctor Who. Uma série que cria suas próprias regras e que já tem 50 anos de existência simplesmente implora por um vilão maligno que se pareça com um saleiro gigante.mari-transp

1 comentário

Arquivado em Terças Whovians

Uma resposta para “Terças Whovians: Daleks

  1. Pingback: Terças Whovians: Into the Dalek | Pequenos Retalhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s