Terças Whovians – Vamos falar sobre a Martha Jones?

As companions do Doctor são grande parte da sua história, e por isso sempre serão discutidas pelos fãs. Ao longo dos 50 anos de existência da série, o Doctor teve os mais diferentes acompanhantes para as suas viagens pelo tempo e espaço: homens, mulheres, humanos, Senhores do Tempo como ele, e até robôs.

tercaswhovians2

Com o retorno da série em 2005, o Doctor escolheu para acompanhá-lo em suas viagens Rose Tyler. Porém, após duas temporadas, algumas complicações os separaram (quem já assistiu o episódio pode parar um minuto para segurar as lágrimas).

Então o Doctor precisava de alguém novo para se meter nas mais variadas confusões e também para lhe dar umas broncas de vez em quando. É aí que entra Martha Jones (interpretada por Freema Agyeman), uma residente em um hospital que acaba indo parar na lua.martha01

O interessante do personagem da Martha é que em muitos pontos, a vida dela era bem diferente da da Rose. Enquanto Rose não tinha nem prestado os A-Levels dela (algo parecido com um vestibular no sistema de educação britânico) Martha já estava estudando medicina. A família de Martha também é bem diferente da de Rose: os pais, separados, vivem brigando. O pai tem uma namorada nova, bem mais jovem que a mãe, e aparentemente passa por uma crise de meia idade. A irmã está muito mais focada em seu próprio mundo para se importar com problemas familiares, e o irmão simplesmente não quer se meter. Logo no seu primeiro episódio, mesmo antes do Doctor aparecer, já fica bem claro pro espectador que Martha é um alicerce na família, servindo de ponte entre todos.

Martha acaba aceitando o convite do Doctor após ajudá-lo a salvar as pessoas que se encontravam no hospital para uma viagem apenas. Aos poucos vai ficando claro que Martha não é uma simples passageira, mas o Doctor demora um pouco para admitir isto, já que ainda sofre pela perda da Rose.

E aí vem um dos principais pontos quando falamos sobre a Martha. Existem duas opiniões preponderantes no fandom sobre essa personagem. A primeira é a de que Martha simplesmente não é importante, de que ela é chata. Sério, é triste perceber quantas pessoas simplesmente não gostam da Martha por ela não ser a Rose e, muito embora seja esse o principal motivo pelo qual o Doctor demora a perceber a importância da Martha, não é justo com a personagem.

A segunda opinião é a de que o Doctor foi um cretino em relação a ela. E essa também não é uma opinião com a qual eu concordo. Pelo menos, não inteiramente. Sim, existem momentos em que parece que o Doctor simplesmente não leva a Martha em consideração, chegando mesmo a ser rude com ela e com seus sentimentos. Mas Martha sabia que havia outra pessoa na história desde o início e, embora tivesse noção de que seus sentimentos não seriam correspondidos de imediato, ainda assim decidiu ficar.

Não digo que Martha estava errada, ou mesmo que ela não deveria se sentir dessa maneira. Mas a verdade é que tanto ela quanto o Doctor foram vítimas da situação que estavam vivendo: ele, ainda sofrendo pela perda de seu amor verdadeiro alguém querido; ela, apaixonada por alguém que não a via da maneira como ela queria que ele a visse.

martha04

Não levar isso em consideração, culpando o Doctor por tudo o que aconteceu na relação dos dois, é tirar da Martha seu triunfo final, quando ela finalmente percebe que ela tem que deixa-lo. Porque naquele momento, ela faz algo por ela, decidindo cuidar da sua família, que precisa dela, mas também se distanciar de alguém que não vai lhe dar o que ela quer. É difícil conseguir ter essa consciência, e Martha teve.

Sou fã de Martha Jones sim. Por ser alguém que ajudou o Doctor quando ele estava nos seus piores momentos, que aguentou poucas e boas por ele, e que teve a capacidade de perceber que tinha que cuidar de si mesma. Eu queria ser um pouco mais parecida com Martha Jones.mari-transp

Deixe um comentário

Arquivado em Terças Whovians

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s