Terças Whovians: The Day of the Doctor

Como eu não estou por aqui (quando esse post for ao ar, estarei na Europa – beijos) resolvi aproveitar os posts das Terças Whovians para completar a minha linha de reviews dos episódios. Eu já tinha feito todos os reviews da segunda parte da sétima temporada, mas ainda não falei por aqui do especial de 50 anos nem do especial de Natal.

tercaswhovians2

O especial de 50 anos, The Day of the Doctor, foi com certeza um evento e tanto na história de Doctor Who. Foi também o primeiro episódio a ser exibido no cinema, com exibição simultânea no mundo inteiro. O mais legal do especial de 50 anos de Doctor Who não foi pra mim o episódio em si (e sim eu tive alguns probleminhas com o enredo) mas a oportunidade de juntar um monte de gente louca pela série no mesmo lugar. Tinha muita gente de cosplay, conversando sobre Doctor Who, sobre viagens no tempo, sobre cybermen e daleks… foi muito legal mesmo.

O episódio em si… bem, eu tenho algumas reservas em relação a ele. Primeiro, e esse é meu maior problema com The Day of the Doctor, é que eu discordo totalmente do Moffat quando ele diz que esse episódio não deveria ser uma fanfest. Opa, dá licença, mas esse episódio é uma festa para os fãs sim. E ele deveria ter dado um jeito de contar com a participação dos vários atores que fizeram parte da história de Doctor Who. No fim das contas, o Tom Baker ter aparecido no final para mim nem foi um ponto positivo. Afinal, porque só o Tom Baker da série clássica? O que faz dele melhor do que todos os outros atores? Realmente, ele é um dos Doctors preferidos e sempre é mencionado, maravilha, mas… não se pode privilegiar um único ator dessa maneira. Ainda mais sabendo como todos os outros atores também queriam participar.

Segundo, que embora uma das melhores partes de assistir o especial no cinema tenha sido ver o décimo Doctor do David Tennant na tela grande *suspira*, acabei achando a história toda da Rainha Elizabeth I uma chatice (sério que todas as mulheres históricas do Moffat tem que se apaixonar pelo Doctor?). Sabe uma história que devia ter sido deixada de lado? Então, essa piadinha é uma delas. E aquele discurso da I’m the Oncoming Storm teria sido perfeito pro Doctor do Matt. Pro Doctor do David, não.

gif01

Coisas legais do 50th: o Doctor pegando a chave de fendas sônica do lado errado…

Falando em enredo, vocês entenderam o que aconteceu com os Zygons? Não? Nem eu. Porque eles estavam lá simplesmente como pano de fundo, então a história não teve resolução. Foram criados dois enredos diferentes e eles simplesmente pularam de um para o outro.

Eu nem sei se fiquei feliz no fim das contas que a Billie não interpretou a Rose Tyler. O Momento foi um personagem até interessante e garantiu que o Moffat não tocasse na Rose (e no Tentoo, o Metacrisis do décimo Doctor, por tabela), então essa foi para mim uma grande vantagem. Ao mesmo tempo, o personagem da Rose e do Tentoo são personagens tão importantes para mim que fico um pouco triste de não tê-los visto novamente.

... e tentando colocar a mão no bolso e errando o lugar. Hahaha

… e tentando colocar a mão no bolso e errando o lugar. Hahaha

Quanto ao principal twist trazido pelo especial de 50 anos… bem, eu teria muito mais respeito por ele se TIVESSE TRAZIDO MUDANÇAS NA HISTÓRIA. E não, isso não acontece e já estamos no décimo episódio da oitava temporada (que foi o último que eu assisti). O pior: nesse último episódio até teve uma referência sobre ser “o último da espécie”. Se o Doctor mencionasse algo sobre Gallifrey estar de volta, ou então mostrasse ele procurando uma maneira de resgatar seu planeta… mas não, ele ainda age como se nada tivesse acontecido. Ótima maneira de contar uma história, Moffat. Exemplar mesmo, parabéns.

Mas isso é era Moffat para vocês. mari-transp

2 Comentários

Arquivado em Terças Whovians

2 Respostas para “Terças Whovians: The Day of the Doctor

  1. Pingback: Terças Whovians: The Zygon Invasion | Pequenos Retalhos

  2. Pingback: Terças Whovians: The Zygon Invasion ◂ Pequenos Retalhos – Livro, Série e Filme

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s