Terças Whovians: Porque a Clara Devia Ir Embora no Natal

tercaswhovians2Falando assim, parece que eu não gosto da Clara, o que não é verdade. Mas eu tenho minhas razões para acreditar que chegou a hora da Clara dar tchau, e que esse seria o melhor momento dentro do arco da sua personagem. Para que não fique essa impressão chata de que eu simplesmente não  aguento mais a Clara, resolvi escrever um post sobre isso. Bem-vindo ao Terças Whovians dessa semana!

Um ponto para que eu queria que a Clara saia: não quero que aconteça com ela o que aconteceu com a Amy Pond. Na primeira parte da sétima temporada de Doctor Who, parecia que a companion e seu marido estavam já desconectados da história, ou seja, já não tinham mais nada para contar. Ora, até seus problemas matrimoniais, que apareceram como um flash nos mini websódios “Ponds Life” e em “Asylum of the Daleks” pareceram uma forçada na história, que não teve muito início e um fim muito abrupto.
No fim das contas, sei que muita gente chorou muito em “The Angels Take Manhattan”, mas eu estava até feliz de ver os Ponds irem embora. A verdade é que o Moffat escreve um Doctor que não faz bem para as suas companions, e acaba definindo a relação entre a companion e o Doctor de uma maneira não muito saudável… Por isso, fico achando melhor que ela encontre seu caminho na vida, seja feliz. A Amy precisava disso. Ela já tinha uma vida com o Rory, mas ainda assim deixava o Doctor atrapalhar isso, como se simplesmente não conseguissse parar de ir em aventuras com ele.
amyrory02
O problema é que o Moffat escreveu praticamente a MESMA história para a Clara. E a Clara já sofreu demais. Deixando de lado o jeito que Doctor parece nem gostar da Clara em algumas situações e simplesmente tolerá-la na maioria delas, ela também sofreu com toda a história do Danny nessa oitava temporada. Aliás, com a Clara ficou bem explícito essa ideia de que viajar com o Doctor é um vício que te faz mentir para as pessoas importantes da sua vida e que te influencia… E não para melhor. E isso, me desculpem, mas é coisa do Moffat. Aliás, eu vejo a maioria das relações Doctor x companion da era RTD como algo que servia para a companion se encontrar, entender o seu valor. O Doctor do RTD parecia ajudar a companion a crescer… Ao contrário do Doctor do Moffat, que parece só atrapalhar a vida da companion.
 flatline07
Por isso queria que a Clara fosse embora. É o momento dela. Aliás, teria sido bom ela ter se mantido na decisão do fim de Kill The Moon ao invés de ter voltado quase que imediatamente a viajar com o Doctor (e não adianta virem me falar que passaram-se semanas entre esse episódio e o Mummy in the Orient Express: a narrativa não me mostrou isso, logo não teve o peso necessário para que eu sentisse que uma coisa não foi logo em seguida da outra).
 tardis08
Aliás, esse negócio de voltar atrás, reescrever o tempo, é algo que o Moffat usa tanto que já perdeu a graça. Queria que ele fosse mais corajoso e se mantivesse em suas decisões em relação à vida de seus personagens. Faria significar mais, por exemplo, a morte de alguém se a volta da pessoa várias vezes seguida não fizesse tudo virar uma verdadeira piada.
Mas mais importante que isso é que ela contou a sua história. Inventar algo novo para justificar a sua continuidade agora iria cansar o personagem e cansar todo mundo com ela. Sair mais cedo é às vezes sair ganhando.
E aí vem o especial de Natal, ou para concordar comigo, ou para tentar me convencer que eu estou errada. Dia 25 já tá chegando…
mari

2 Comentários

Arquivado em Terças Whovians

2 Respostas para “Terças Whovians: Porque a Clara Devia Ir Embora no Natal

  1. Maria Lourdes

    Pois como a Clara ficou, temos que concordar que o tempo dela passou. Ela não é corajosa.
    Tem gente que não gosta da Martha Jones, mas é uma de minhas preferidas, por ter tido coragem de sair da vida do Doctor. “Essa sou eu, dando o fora.” E do Ten!!!! Coragem, isso sim! Merece a felicidade de conseguir alguém real, pelo menos alguém humano, nem que seja o Mickey…

  2. Pingback: Terças Whovians: The Woman Who Lived | Pequenos Retalhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s