Terças Whovians: Algo Realmente Assustador

Quando escrevi aqui sobre os Anjos Lamentadores (Weeping Angels) e disse que hoje já não os achava mais aterrorizantes, ao menos não tanto quanto a maioria dos fãs de Doctor Who parece achar, fiquei pensando em quais das várias criaturas de Doctor Who ainda me colocavam medo.

tercaswhovians2 Principalmente após essa última temporada, todos os episódios tiveram um lado mais obscuro. Listen foi um episódio que teve como foco central exatamente o medo. Into the Forest of the Night foi outro episódio que também discutiu um pouco essa parte que apavora a humanidade desde sempre quando se pensa em florestas. Mas, ainda assim, quando eu penso em cenas que me fazem sentir um frio na barriga, não é nenhum desses momentos que me vêm à cabeça.
Não, a criatura que realmente me faz sentir medo é uma das poucas que nem nome tem em Doctor Who: a criatura de Midnight.

mid01Midnight é o nome do episódio da quarta temporada de Doctor Who que é basicamente o “companion-lite” da temporada, ou seja, aquele episódio que a companion quase não aparece e que por isso é focado mais no Doctor. A maioria das temporadas de Doctor Who tem um episódio companion-lite e um episódio Doctor-lite (no caso da quarta temporada, Turn Left) que são filmados ao mesmo tempo, para agilizar a finalização dos episódios da temporada.
mid02A Donna mesmo só aparece no começo e no fim do episódio. É o décimo Doctor que acaba sendo o personagem principal da história, embarcando num ônibus turístico para conhecer o planeta Midnight, um local cheio de cristais que tem lindas paisagens, mas que por ser um ambiente venenoso, as pessoas só podem conhecê-lo através de um passeio dentro de um ônibus especial. Claro que com o Doctor no meio isso só poderia dar errado, né?
mid03Um acidente acontece no meio do passeio, e os passageiros ficam presos no meio do caminho. Esperando pela ajuda, algo estranho parece querer se comunicar com eles… O que não seria possível, já que o ambiente totalmente inóspito não poderia sustentar nenhuma forma de vida. Mas não é isso que os passageiros do ônibus acabam descobrindo.
mid04Então, uma criatura, algo que ninguém, nem o Doctor, jamais viu antes, parece se apoderar do corpo da Ski, uma das passageiras. Aos poucos, ela vai aprendendo a falar, sempre repetindo o que os outros falam. Os demais passageiros, com medo, querem jogar a Ski e a criatura que aparentemente tomou conta de seu corpo e mente para fora, mas o Doctor não deixa, fascinado pela descoberta de uma nova forma de vida. Ele então passa a tentar se comunicar com ela, e aí acontece algo totalmente assustador: a criatura toma conta da mente do Senhor do Tempo, fazendo com que ele passe a simplesmente repetir o que ela fala, para convencer os demais de que agora o ser estranho está somente no Doctor e assim conseguir escapar do planeta Midnight no corpo de Ski.

mid07E ela quase consegue, mas a comissária de bordo percebe porque ela usa o “Allons-y” do Doctor, e então ela se sacrifica pelos outros, agarrando-se à Ski e lançando as duas para fora do ônibus.
mid06A criatura de Midnight sim é digna de medo. É um tipo de criatura que sobrevive em condições quase que impossíveis, que tem o poder de se apoderar da mente dos outros (até mesmo, pasmem, de um Senhor do Tempo), que aprende muito rápido e é maliciosa, percebendo que o Doctor seria uma ameaça, ela tenta eliminá-lo o quanto antes. Além disso tudo, não tem forma, não tem nome, não existe uma maneira simples de derrotá-la. Imaginem o tamanho do estrago que ela poderia fazer se tivesse convencido a todos no pequeno ônibus a jogar o Doctor para fora?
mid05Fora que as cenas em que o Doctor encontra-se tomado pela criatura são amedrontadoras. É quase como se você conseguisse ver que o Doctor está preso ali, dentro de sua própria mente, sem ter como se defender. É de arrepiar.

mid08Por isso, se me perguntam qual é o episódio de Doctor Who que mais me dá medo, minha resposta será Midnight. Sim, Blink é um episódio… Mais ou menos. Mas a verdade é que assistindo Blink pela segunda ou terceira vez, parece que todos os mistérios foram revelados. Já com Midnight, não importa quantas vezes você assista, sempre vamos sentir aquele frio na barriga. O mistério sem resposta acaba por deixar o episódio mais interessante, e a atuação do elenco envolvido (em especial do David Tennant, que consegue mostrar todo o medo do Doctor apenas com seu olhar apavorado) faz com que esse episódio seja fascinante e altamente assustador. 
mari

1 comentário

Arquivado em Terças Whovians

Uma resposta para “Terças Whovians: Algo Realmente Assustador

  1. Maria Lourdes

    Você tem ideias excelentes, e escreve muito bem.
    Mas em termos de episódio assustador, “Night Terrors”, temp. 6, chega bem perto. Meio como Listen, e o melhor é que a gente tem explicação no final.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s