Terças Whovians: Livros de Doctor Who no Brasil

Doctor Who não é uma série que se limita aos episódios da TV. O universo expandido de Doctor Who é vasto e conta com quadrinhos, aventuras em áudio e, claro, livros. Aqui no blog eu já falei sobre alguns deles, como o The Stone Rose (meu preferido) e Only Human. Mas os dois foram lidos em inglês, já que nenhuma editora na época tinha interesse em traduzir e publicar os livros aqui no Brasil. tercaswhovians2

A história mudou um pouco, principalmente depois do aniversário de 50 anos da série, que foi exibido nos cinemas aqui no Brasil e atraiu um bom público. Depois, o Rio de Janeiro foi a última parada do Doctor Who World Tour e recebeu as ilustres visitas de Peter Capaldi e Jenna Coleman, além de ter atraído mais uma boa quantidade de pessoas, o que dá uma melhor visibilidade para um fandom que antes só se via pela internet.
Agora, com a notícia de que a TV Cultura vai exibir a série na TV aberta brasileira, Doctor Who parece ganhar um bom espaço por aqui.
Uma das consequências mais legais para toda essa popularidade é que as editoras brasileiras começaram a dar espaço para publicar os livros que antes só eram encontrados em inglês. shada
O primeiro deles já tem um post aqui no blog. É o “Shada – A Aventura Perdida de Douglas Adams” do Gareth Roberts que foi publicado pela Suma de Letras. A aventura do quarto Doctor (interpretado pelo Tom Baker) e sua companheira, a Senhora do Tempo Romana, foi originalmente escrita por Douglas Adams, famoso por sua série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, para ser um episódio da série, que nunca chegou a ser filmado. O Gareth Roberts transformou esse roteiro perdido em livro para que mais pessoas pudessem conhecer a obra do autor. dw-amy
A Suma de Letras também é responsável pela publicação de Quando Cair o Verão e Outras Histórias, da Amelia Williams e outros autores. Para quem ainda não lembrou, esse é o livro da Amy Pond, que aparece no primeiro episódio da sétima temporada, The Bells of St. John. dw-mortalhaAh, e vai ser publicado também por essa mesma editora Mortalha da Lamentação, do Tommy Donbavand, uma aventura com a Clara e o décimo-primeiro Doctor. O lançamento está previsto para 17/02.
Outros lançamentos já anunciados pela Suma de Letras para 2015: Prisioneiro dos Daleks (Prisioner of the Daleks) – Trevor Baxendale, aventura do Décimo Doctor; e Cidade da Morte (City of Death), aventura do quarto Doctor e da Romana. dw-doze
Já a Rocco lançou numa edição única os doze contos que foram lançados ao longo do ano 2013, um a cada mês, um para cada Doctor, como forma de comemorar os 50 anos da série, chamado 12 Doutores, 12 Histórias. O legal desses contos (lançados primeiro em formato digital) é que foram chamados grandes autores da literatura infanto-juvenil e jovem adulto para escrever as histórias com os Doctors. Holly Black, Richelle Mead e Neil Gaiman são alguns deles.
É, tá bem mais fácil ser fã brasileiro de Doctor Who. mari-transp

2 Comentários

Arquivado em Acabei de Ler, Terças Whovians

2 Respostas para “Terças Whovians: Livros de Doctor Who no Brasil

  1. Comprei o Shada, mas não consegui ler ainda.
    É muito bom que estes livros estejam chegando até a gente, mas seria melhor se tivéssemos acesso a outros produtos também, tipo chave de fenda sônica!

    • Seria mesmo. Minha chave de fenda sônica comprei quando viajei para Londres, e aqui no Brasil é bem difícil de achar mesmo. Mas aos poucos quem sabe a gente não ganha espaço?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s