Terças Whovians: Personagens Secundárias Femininas da era RTD que Roubaram a Cena (Parte I)

Quem costuma visitar o blog, sabe pelos meus posts o quanto eu acho importante que as personagens femininas sejam bem desenvolvidas, com histórias próprias que podem incluir mas que não sejam exclusivamente a respeito do seu interesse romântico. As mulheres de Who costumavam ser assim, mesmo aquelas que só apareciam em um episódio. Atualmente, nem a companion está ganhando o espaço merecido para contar o seu lado da história, mas isso é assunto para outra hora.

tercaswhovians2

Então, hoje vou falar um pouco sobre algumas das personages da era RTD que roubaram a cena, mesmo com tão pouco tempo na tela.

1. Jabe

A Jabe é uma representante da Floresta de Cheem que vai à Plataforma Um para assistir à destruição da Terra no episódio The End of the World, e é essencialmente uma árvore. Ao conhecer o Doctor, ela imediatamente fica curiosa para saber quem ele é e qual a sua espécie. Ela está ali porque seus antepassados eram da Terra e como presente para os outros convidados para a ocasião, ela dá uma muda de um de seus antepassados.

women02Ao descobrir quem o Doctor é, ela demonstra seus pêsames. No fim do episódio, ela dá a sua vida para que o Doctor possa salvar a vida de todos os que se encontram na Plataforma Um, devido ao plano da Lady Cassandra O’Brien. Com sua história, suas ações e principalmente, sua disposição para se sacrificar por pessoas que ela acabou de conhecer, Jabe mostra toda a sua personalidade em um único episódio.

2. Gwyneth

Personagem interpretada por Eve Myles, que voltou a Doctor Who como Gwen Cooper (na verdade uma das personagens principais do spin-off Torchwood), Gwyneth é uma moça simples de Cardiff que trabalha com na agência funerária da cidade, justamente onde os mortos parecem voltar à vida.

women01Gwyneth ouve vozes e é a peça chave para que o Doctor descubra quem na verdade são os aliens que, em estado gasoso por consequência da Guerra do Tempo, estão tentando passar para o lado de cá através de uma fenda no tempo e espaço (essa fenda vai ser citada várias vezes ainda). É outra personagem que acaba dando a vida para salvar a todos, após ser enganada pelos Gelth e morrer ao servir de passagem entre o local que eles estavam e o nosso mundo. Ouch.

3. The Controller (A Controladora)

A Controladora é a responsável pelo monitoramento de toda a informação que passa pelo Satellite 5, local onde se passam os episódios The Long Game, Bad Wolf e The Parting of the Ways. Cega e ligada por vários fios distribuídos pelo seu corpo aos computadores que contém as informações, ela é usada por aqueles a quem chama de “mestres” (no fim do episódio Bad Wolf descobrimos que são os Daleks) desde os cinco anos de idade, para ser seus olhos e ouvidos.
women03Mas ela é inteligente e se rebela, trazendo o Doctor, Rose Tyler e o Capitão Jack Harkness para os jogos mais ignorados no Satellite 5, sabendo que deve passar a informação para que o Doctor possa libertar a Terra do domínio exercido pelos vilões, e se aproveita de uma tempestade de ondas solares que cortam a comunicação do satélite com o mundo exterior para contar para o Doctor o que ele precisa saber, ou seja, as coordenadas de ontem está Rose. No fim, é exterminada pelos daleks pela sua traição.
O mais interessante é como a personagem tem um arco todo definido que se passa em apenas um episódio.

4. Yvonne Hartman

Yvonne Hartman é a administradora da organização Torchwood. Ambiciosa e orgulhosa do seu trabalho, ela traz o Doctor para as instalações de Torchwood e passa a explicar, com orgulho, o seu projeto com os turnos de fantasmas (que depois é revelado serem os Cybermen vindo direto do mundo paralelo através do Vácuo). Acredita piamente que seu trabalho trará de volta a glória e poder para o Governo Britânico.
women06O interessante da Yvonne é que ela não está fazendo o que faz para o mal, mas sim por acreditar que aquele é seu dever para com a Rainha e o Reino Unido. Eventualmente, é transformada em uma Cyberman, mas consegue ser mais forte que a sua programação e se rebela, numa cena chocante em que passa a lutar contra os outros Cybermen dizendo “Eu fiz o meu dever” e chorando lágrimas de óleo. E você aí achando a história da Oswin-dalek super original, hein? Haha.

5. Tallulah

Tallulah, cantora e dançarina em Nova York nos anos 1930, trabalhava num teatro e se apaixonou por um dos ajudantes de palco. Quando ele sumiu, ela ficou desesperada, mas não podia fazer nada, pois as pessoas não se importavam com os mais simples e, numa Nova York devastada pela Grande Depressão, o show tem que continuar.
women05Ela ajuda o Doctor em sua expedição pelos canos de esgoto para tentar encontrar Laszlo e, apesar de ficar totalmente confusa em grande parte das vezes, sua determinação em encontrar o amado lhe dá coragem para continuar.
Quando finalmente o encontra, ele está parcialmente convertido em porco pelos daleks, mas ela escolhe ficar com ele mesmo assim, demonstrando que realmente o ama. Tallulah é um anjo e ninguém me convence do contrário.
Esse post estava ficando grande demais, aí eu acabei dividindo em duas partes. Semana que vem a gente completa a lista das personagens secundárias femininas que simplesmente merecem seu respeito. mari-transp

3 Comentários

Arquivado em Terças Whovians

3 Respostas para “Terças Whovians: Personagens Secundárias Femininas da era RTD que Roubaram a Cena (Parte I)

  1. A cada personagem que passava eu queria “curtir” novamente! haha . Muito legal o post!

  2. Maria Lourdes

    Tallulah, com três “L”s e um “H”… Amei!
    E tenho minhas dúvidas quanto a preferir as estórias do RTD às do Moffat. Algum dia a gente discute isso com mais vagar…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s