Terças Whovians: O Caso Harriet Jones

Harriet Jones era uma simples representante política de um lugar chamado Flydale North quando a conhecemos no episódio Aliens of London. Apesar de não ter um cargo de grande importância dentro da política britânica, isso não a impede de ir atrás do que ela acredita ser certo, e é por isso que ela está no número 10 da Downing Street, em Londres, quando a espaçonave alienígena acaba caindo no meio do Rio Tâmisa.

harriet01
harriet02Ela é de extrema importância durante todo o episódio, ajudando Rose e o Doctor e eventualmente tomando a frente para prestar esclarecimentos sobre os acontecimentos daquela noite. O Doctor se lembra dela como a Primeira-Ministra britânica que, eleita por três turnos consecutivos, é considerada a arquiteta da Idade de Ouro da Grã Bretanha.

O interessante na história da personagem é seu desenvolvimento durante a série. Harriet Jones aparece ao longo das temporadas e vamos aos poucos montando sua história. Depois de Aliens of London/World War Three, nós a vemos no especial de Natal, The Christmas Invasion, já com David Tennant como Doctor e ela eleita como Primeira-Ministra.

Agora, antes que a gente condene a atitude dela de derrubar a nave dos Sycorax enquanto eles estavam indo embora após terem se rendido, como o próprio Doctor faz, gostaria de lembrar do que ela passa enquanto o Doctor ainda está em coma pós-regenerativo: ela vê o país inteiro que ela governa a beira de um suicídio coletivo causado por forças alienígenas, essa mesma raça matar friamente dois de seus comandantes na sua frente e também passa por todo o desespero de se encontrar sozinha durante todo esse tempo. Você pode até concordar com o Doctor, dizer que foi um ato de violência desnecessário… mas você faria diferente, no lugar dela?

harriet03harriet04Então o Doctor faz algo que ele sabe que não pode fazer: ele interfere na história, tirando a Harriet Jones do cargo de Primeira-Ministra antes do tempo, interrompendo seu mandado com essas simples palavras: “Você não acha que ela parece cansada?”.

Mas toda ação traz consequências (ou deveria trazer, pelo menos, mesmo que alguns escritores atualmente prefiram não levar isso em consideração) e essa atitude do Doctor traz uma consequência terrível, que ele nunca poderia nem imaginar quando tem esse ataque de moralidade. Ao sair do cargo, esse fica vago e acontecem novas eleições para Primeiro-Ministro. E quem ganha essas eleições?

master01 master02

O Master, esse Senhor do Tempo que é, por falta de uma expressão melhor, completamente maluco. Ao ocupar o cargo de Primeiro-Ministro, o Master passa a cometer atrocidades contra toda a humanidade, utilizando-se da própria humanidade, essa do futuro, vinda literalmente do fim do universo, para cometer assassinatos em massa.

master06

Todo esse desenvolvimento (que apesar de não ter sido tratado expressamente nos episódios de Doctor Who, foi confirmado pelo autor e showrunner da época, Russell T Davies, que disse que só não acrescentou isso explicitamente por acreditar que já havia muita coisa acontecendo em The Sound of Drums/Last of the Time Lords) é o que faz de Harriet Jones uma personagem tão interessante. Ela ainda aparece mais uma vez, se sacrificando para salvar a humanidade dos Daleks em The Stolen Earth, o que só fecha com chave de ouro todo o arco de sua personagem.

Sim, Harriet Jones, nós sabemos quem você é. mari

Deixe um comentário

Arquivado em Terças Whovians

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s