Acabei de Ler: Golem e o Gênio – Helene Wecker

Eu preciso falar sobre esse livro porque sinceramente acho que todo amante da leitura e da fantasia devia lê-lo. Golem e o Gênio é um livro que se passa na virada do século XX em uma Nova York que recebe novos imigrantes todos os dias. Os dois personagens principais são uma Golem (uma criatura mágica feita de barro para servir um mestre, relacionada com a tradição judaica) e um Djim, basicamente um gênio, desses que moram em garrafas e realizam desejos, ligados à cultura árabe.

golem04

Um dos motivos pelos quais quis ler esse livro foi esse vídeo do Vitor Martins, em que ele dá cinco motivos para você ler Golem e o Gênio:

Aí eu fiquei bem curiosa e fui atrás do livro. A edição da Darkside está maravilhosa, a arte da capa é linda e a folha de guarda, bem como as fotos e diagramação do livro estão caprichados. Fora que o fitilho para marcar a página é um charme. Gosto muito mesmo dos livros da Darkside Books e queria que outras editoras brasileiras se dessem ao trabalho de fazer livros de capa dura, mesmo que as páginas do miolo fosse mais finas.

golem05

Livro em mãos, comecei a leitura. Quer dizer, a primeira vez que peguei o livro, era só para dar uma olhadinha rápida, já estava quase na hora de dormir, mas quando vi, a escrita da autora me prendeu tanto que acabei lendo vinte páginas sem nem perceber. golem02

E a leitura de Golem e o Gênio é toda assim. Muito embora nos sejam apresentados vários personagens ao longo da história, que é contada também com alguns flashbacks e com vários pontos de vista, ainda assim, tudo parece estar ali por um motivo. Você sente uma certa segurança na forma como a história está sendo contada, o que não é fácil, já que muitas vezes só queremos saber a história dos personagens principais.

Mas com esse livro, cada personagem acaba se tornando um enigma, alguém que você quer conhecer melhor, porque você sabe que tudo vai fazer sentido lá na frente. Quem me acompanha no Goodreads (se você ainda não me acompanha, clica aqui, seja meu amigo) me viu deixando comentários apaixonados durante a leitura. Esse livro seduz você com as palavras e faz você se lembrar do porque ama tanto ler. Normalmente consigo ler mais rápido, mas esse livro merecia ser saboreado com cuidado.

O cenário é muito bem escolhido, conhecer Nova York na virada do século XX através das descrições da autora é basicamente se sentir transportado para aquele local. Aliás, essa é uma leitura detalhada, mas sem exageros. golem03

A Golem, Chava, é bem nova: ela foi acordada por seu mestre ainda na viagem de navio para Nova York. Porém, alguns minutos após acordá-la, seu mestre morre, a deixando sozinha no mundo. E aí ela passa a ter que se virar sozinha. Chava é uma personagem que intriga desde que aparece no livro, pois ela é uma criatura boa, mas sua natureza pode mudar a qualquer instante.

Já o Djim Ahmad é mais arrogante e amargo. Um djim é feito de fogo, uma criatura de poder, mas ele se encontra aprisionado numa forma humana, sem nem conseguir se lembrar quem é que fez isso com ele. golem01

A história conta como essas duas criaturas, totalmente diferentes mas ainda assim com tanta coisa em comum, são trazidas à Nova York e se encontram, e como lidam com todos os perigos pelos quais passam. É uma história muito bem estruturada, enriquecida pelas várias informações extras que traz e que não decepciona: no final, tudo faz sentido mesmo. golem06

Recomendo muito a leitura. Foi com certeza um livro que mereceu as cinco estrelas e a favoritada que eu dei para ele lá no meu Goodreads. Aliás, esse foi meu 80o. livro lido esse ano dos 80 que eu tinha me proposto a ler, ou seja, meu desafio do Goodreads está completo, e eu não consigo pensar em um livro melhor para ter acabado o desafio. E também foi minha 100a. resenha que eu fiz por lá (esse ano, me comprometi a fazer uma resenha para cada um dos livros que eu lesse, mesmo que fossem só algumas frases, para depois eu lembrar como aquele livro me fez sentir), então é realmente um livro muito especial.

Deixe um comentário

Arquivado em Acabei de Ler

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s