Seis Motivos Para Assistir Jessica Jones

Como vocês já devem imaginar, sim, eu acordei às 6 da manhã nessa última sexta-feira para assistir a série Marvel’s Jessica Jones logo que ela foi liberada pelo Netflix. E eu tinha expectativas altíssimas, é só olhar meus posts anteriores para confirmar. Mas também tinha um pouco de medo, lá no fundo, de que essas expectativas não fossem alcançadas.tumblr_nwp7s2ixS01qekx3go4_400Só não esperava que acontecesse o que aconteceu: a série é ainda melhor do que eu imaginava!  Eu simplesmente não conseguia parar de assistir. Então, para fazer par com o último post de “Cinco Motivos para Ficar Ansioso(a) por Jessica Jones“, aqui vão alguns motivos (tentei deixar sem spoilers, tudo o que está aqui foi discutido em entrevistas e clipes liberados antes da série ser lançada) para assistir Jessica Jones imediatamente.

Antes, porém, é necessário falar sobre os trigger warnings de Jessica Jones. Para quem não sabe, um trigger warning, ou aviso de gatilho, é um tipo de aviso que deve ser dado quando algum dos assuntos tratados num filme, série ou livro pode causar reações negativas nas pessoas que passaram por aquele tipo de situação.

Portanto, não aconselho assistir Jessica Jones se você tem problemas com obras que tratam de estupro, perseguição e abuso, tanto psicológico quanto sexual. Ainda, existem cenas bem gráficas em Jessica Jones, tanto sexuais quanto de mortes violentas, então fiquem preparados.

Jessica Jones é real

tumblr_nwp7s2ixS01qekx3go1_400Pode parecer estranho, afinal ela tem alguns poderes sobrenaturais, mas Jessica Jones é extremamente humana. Ela toma decisões erradas, ela tenta afastar as pessoas quando acha que pode machucá-las, ela bebe para esquecer a dor, ela não é educada com todo mundo, mas isso faz dela uma personagem com quem dá para se identificar. E isso faz toda a diferença.

Todos os personagens são muito bem desenvolvidos 

tumblr_nwp7s2ixS01qekx3go7_400Não comece a assistir a série esperando personagens superficiais que apenas existem para cumprir seu papel na vida de Jessica. Sim, a série é sobre ela e todos eles acabam aparecendo para contar a história dela, mas cada um deles tem sua história própria e seus motivos para agirem do jeito que agem. Isso faz com que seus relacionamentos com Jessica sejam mais profundos, porque ambos os lados tem suas fraquezas e suas razões.

Personagens diversos, como na vida real

tumblr_nwp7s2ixS01qekx3go6_400Eu assisti o Demolidor, primeira série lançada dessa parceria entre a Marvel e a Netflix, e gostei muito. Porém, uma das minhas críticas era exatamente que os personagens principais eram em sua maioria brancos, homens e heterossexuais. Ou seja, nesse sentido, Demolidor deixou muito a desejar. O mundo é muito mais diverso que isso. Jessica Jones, na contramão, é extremamente mais diversa em seus personagens principais. Além de ser protagonizada por uma mulher, você tem personagens negros, homossexuais, mulheres fortes e que não dependem de homem nenhum para sobreviver… Todos muito bem construídos, a quem foi dada uma história interessante e complexa. Aliás, o homem branco e heterossexual que mais tem destaque em Jessica Jones é o vilão da história e uma crítica aos seus privilégios é feita.

O vilão da história é realmente um vilão

tumblr_nwp7s2ixS01qekx3go5_400Eu li muito sobre o Kilgrave, interpretado pelo David Tennant, por motivos de, bem, David Tennant. E muito embora em algumas entrevistas ele tenha tentado justificar as ações de seu personagem, argumentando principalmente que ninguém conseguiria manter um compasso moral se tivesse a mesma habilidade de Kilgrave, ainda assim, não há como ter empatia com o vilão. Kilgrave é egoísta, manipulador (mesmo quando não consegue usar seus poderes), mente descaradamente, não assume a responsabilidade por seus atos e basicamente nem toma conhecimento do sofrimento que causa. Não há desculpas para Kilgrave e David Tennant o interpreta de uma forma que, toda vez que ele aparecia, eu sentia um calafrio e uma repulsa, mesmo com todo o charme que o ator consegue mostrar quando o personagem exige.

Ação e drama na medida certa

tumblr_nwp7s2ixS01qekx3go8_400Esse é um equilíbro um pouco difícil de encontrar numa série como essa. Em Demolidor, por exemplo, algumas cenas de ação foram um pouco longas demais para mim e eu acabava me distraindo, não conseguia prestar atenção. Em Jessica Jones, porém, achei que isso não aconteceu. Existem muitas cenas de ação sim, mas elas se encaixam muito bem com o resto da história e acabam adicionando ao invés de tomar muito espaço.

Assuntos importantes tratados da maneira correta

tumblr_nwp7s2ixS01qekx3go9_400Muitas produções atuais retratam crimes como por exemplo o estupro, mas exatamente por se tratar de um tema tão delicado, poucas o fazem da maneira correta. Jessica Jones conseguiu ser diferente. Primeiro, porque chama o estupro de estupro. Não se embola no assunto, não tenta arrumar metáforas. É sexo sem consentimento? É estupro. Segundo, porque trata das consequências do estupro ao invés de focar no estupro em si.

Enfim, Jessica Jones é mais do que uma série sobre super-heróis ou pessoas com super-poderes. É a história de uma mulher que sobreviveu a algo terrível e que está no processo de se encontrar novamente. É a história de alguém que sofreu um abuso terrível e faz o que pode para conviver com isso. É a história de uma sobrevivente.

 E vale muito a pena assistir.

14 Comentários

Arquivado em Acabei de Assistir

14 Respostas para “Seis Motivos Para Assistir Jessica Jones

  1. Jessica Jones é incrível e tantos aspectos que num dá pra falar!😀 Amei amei e amei a série e quero mais temporadas! ><" Beijoooo

  2. LOL eu li o título do post e fiquei “mas como assim se recém lançou”, daí vi que tu acordou cedo pra ver HIAUSDHAI tá explicado. O pessoal tem falado bem dessa série, vou ver se confiro😀

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

  3. Nossa, fiquei estática só de ler este post, é uma pena não ter netflix, pois me convenceu que é uma série boa só pelos comentários!🙂

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

  4. Oie Mari =)

    Estou no quarto ep e até o momento estou curtindo bastante a série. Esse final de semana faço maratona para terminar de assistir ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    • E só melhora, depois do sétimo episódio as coisas pegam fogo! Vale muito a pena, não consigo parar de recomendar a série para todo mundo!

  5. Cris

    Eu assisti dois episódios da série ainda, mas estou gostando. Estou achando mais sério e até mais maduro do que Demolidor, mas ainda assim seguindo o mesmo estilo de série. Estou gostando muito disso, de personagens fortes, porque você sente isso com todos eles né? E principalmente por sua maioria ser mulher, acho bem bacana. Agora, sobre Kilgrave, tipo, até o segundo episódio ele aparece pouco, mas o pouco que ele aparece é perturbador e incomoda, né? É o que você disse, ele aparece e eu sinto calafrios rs Estou sentido que o David Tennant fez muito bem o papel. Mas tipo, ainda não sei como termina a série e nem sei muito sobre o personagem, mas ele parece um vilão com um poder tão, desculpa o termo, mas foda, que eu não entendi porque ele foi deixado de lado na Marvel, porque a Jéssica mesmo é meio flopada né? E se ela tem um vilão assim não deveria de ser flopado… Mas bem, vou terminar de assistir e tirar minhas conclusões sobre😄 Gostei da lista dos motivos para assistir a série, me deixa mais animada ainda em continuar!😀
    Beijos! =**

    • Continue a assistir, você vai entender ainda melhor porque o Kilgrave é tão repugnante. E foi uma escolha bem interessante da Marvel, sim. Jessica Jones não é sobre uma super-heroína. Jessica Jones é sobre Jessica Jones. Os poderes que ela tem são só mais uma característica dela.
      E David Tennant fez o papel muito bem mesmo. Espero que você gosta da série tanto quanto eu.😀

  6. Eu estou doida para assistir essa série… Com certeza vou fazer isso nos próximos dias haha! Você me deu motivos mais do que convincentes para aumentar ainda mais as minhas expectativas hahaha! Beijos!

  7. Eu amei a série, acho que tanto ela como Demolidor estão no mesmo nível, são histórias diferentes, com círculo de pessoas diferentes, mas no mesmo universo. Séries mais adultas, a Marvel estava necessitada disso, pois existem diversos personagens que tem essa pegada mais dark.
    Achei ótimo o lance da diversidade, isso é lindo! Sem falar de Luke❤ que é muito amor.
    O vilão está incrível, eu nunca assisti Dr. Who então não conhecia a atuação do ator, e adorei. Você vê nitidamente que ele é um sociopata, chega um ponto que você acha que ele foi vítima em algum momento da vida (não que isso justificasse seu comportamento), porém esse achismo cai por terra quando você conhece realmente o carácter dele.
    E essa síndrome pós trauma que Jessica tem completa muito a série,o jeito que ela fica perturbada pelo que aconteceu no passado, onde ela foi usada e abusada de várias formas, e ainda estuprada.
    Já espero ansiosa pela próxima temporada, e que venha a série de Luke e também do Justiceiro \o/
    Gostei muito dos seus motivos para assistir a série, mas não seja tão malvada com Demolidor ;p
    Beijinhos

    • Mas eu gostei de Demolidor também, hahahaha. A falta de diversidade foi um dos únicos pontos negativos que eu achei, sério. Amei a relação entre o Matt e o Foggy, achei a Karen demais também…
      Mas achei Jessica Jones melhor, tenho que dizer. E se você for assistir Doctor Who agora… bem, a sua experiência vai ser bem diferente da minha, hahahaha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s